As organizações enfrentam, com razão, um intenso escrutínio da sua governance. Devem ser capazes de demonstrar que a sua responsabilidade corporativa e a sua abordagem à gestão de riscos são sólidas e transparentes. Estas responsabilidades tornam-se mais prementes face às mudanças no ambiente regulatório e à natureza, em rápida evolução, dos riscos que enfrentam. As equipas de gestão e os conselhos de administração não se podem dar ao luxo de ser reativos ou permitir que os riscos não sejam monitorizados e mitigados.
A Auditoria Interna sempre foi um dos pilares da boa governação. A Auditoria Interna é fundamental para a gestão e mitigação de riscos. Oferece garantia sobre os controles internos fundamentais, ajudando a detetar e prevenir fraudes e monitorando a conformidade com políticas organizacionais, códigos de governance, regulamentos e legislação.
Como podemos ajudá-lo com Auditoria Interna
Tanto para grandes como pequenas organizações, concebemos e realizamos funções de auditoria interna personalizadas – desde a realização de uma avaliação minuciosa do risco em toda a organização, até à conceção de programas estratégicos de auditoria interna. Trabalhamos com a organização para identificar problemas, implementar soluções personalizadas e executar os controles mais apropriados.
Independentemente do seu setor – ou se já existe um departamento de auditoria interna – criamos uma estrutura individualmente adequada para atender às necessidades da sua organização, trabalhando em parceria para criar a solução de auditoria interna adequada. Os nossos serviços incluem;
- Auditoria Interna – regime de outsourcing ou co-sourcing
- Avaliação Externa da Qualidade da Função de Auditoria Interna
- Assessoria à Comissão de Auditoria
- Auditoria interna na vertente IT
- Monitorização Contínua de Auditoria
- Data Analytics
Auditoria Interna e Tecnologia
Os avanços tecnológicos estão a transformar os modelos de negócios e a revolucionar setores inteiros. A tecnologia tem melhorado a produtividade e impulsionado a inovação.
Em termos tecnológicos a nossa assessoria no âmbito da auditoria interna pode ser a dois níveis: (i) realizar auditorias internas utilizando tecnologia (CAAT – Computer Assisted Audit Tools and Techniques), em detrimento de outras técnicas mais demoradas e menos eficazes e (ii) endereçar o risco tecnológico e de cyber segurança.
As organizações devem recorrer a conhecimentos especializados para garantir que os riscos tecnológicos certos são identificados e os controlos relacionados são avaliados, incluindo a segurança cibernética, a privacidade de dados, as crescentes dependências de resiliência tecnológica, os desafios com a implementação da digitalização em toda a empresa. Os riscos associados a tais soluções são significativos e, se não forem abordados, podem resultar em impactos graves nas operações, com impactos adversos associados à reputação, custos e, em alguns casos, intervenção reguladora.