XBRL Reporting

XBRL Reporting


O XBRL (eXtensible Business Reporting Language) é uma linguagem informática de padrão internacional aberto, utilizada para relatórios de negócios em formato digital. Essa tecnologia tem sido utilizada pelos reguladores para possibilitar a validação e comparação dos reportes realizados.
A BDO desenvolveu uma parceria com a Corefiling, empresa criadora da linguagem XBRL, para disponibilizar para aos nossos clientes uma ferramenta aplicacional que permite de forma segura e rápida a conversão e validação de reportes a serem realizados para as entidades reguladoras.
Neste âmbito apoiamos os nossos clientes em:

  • Reportes Financeiros e Prudenciais (COREP/FINREP, SBP, FP, IMOREP, IRRBB, REM, ConcRisk e SOLVÊNCIA II, IF CLASS, etc.)
  • Reportes DORA (ROI)
  • Reportes ESEF


ReportEs Financeiros e PRudenciais

Os requisitos relativos aos reportes de informação de natureza prudencial e financeira exigem que as instituições supervisionadas pelo Banco de Portugal, pela CMVM e pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, conforme aplicável, submetam as suas declarações no formato XBRL.
A conversão de grandes quantidades de dados relacionados com capital, índice de exposição e risco para o formato XBRL não é trivial, exigindo validações e testes automáticos, que estão fora do âmbito de sistemas de reporte de informação atuais.

Muitas instituições abrangidas não têm implementadas soluções seguras e testadas, embora os requisitos sejam exigíveis desde o início de 2014.

A aplicação Seahorse da CoreFiling, a empresa líder em tecnologia que já opera com a maioria dos registos XBRL em todo o mundo, fornece uma solução imediata, barata e isenta de risco para o problema de compliance.

A BDO conta com a ferramenta aplicacional SeaHorse, com vista a apoiar os seus clientes nos processamentos dos reportes mensais, trimestrais e anuais exigidos pelo Banco de Portugal e pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, prestando deste modo um serviço seguro e de excelência.

Mais informações:
Serviços BDO - Reportes Financeiros e Prudenciais


REPORTES DORA (ROI – REGISTER OF INFORMATION)

As tecnologias de informação têm cada vez mais importância nas operações das nossas empresas. Neste contexto, a União Europeia publicou o regulamento DORA que tem como objetivo promover mecanismos para que as instituições financeiras fortaleçam a sua estrutura de cibersegurança, melhorarem as capacidades de resposta a incidentes, alinhando-se com as expectativas regulamentares. 

Para além da implementação dos Pilares do DORA, as instituições abrangidas têm que efetuar o reporte em XBRL, nos termos as taxonomias publicadas.

A BDO conta com a ferramenta aplicacional SeaHorse, que permite apoiar os seus clientes na conversão e validação dos reportes do pacote DORA, em linguagem XBRL, de acordo com a taxonomia publicada pela EBA, garantindo o reporte atempado junto do respetivo Supervisor.

Reportes ESEF

O Formato Eletrónico Único Europeu (European Single Electronic Format - ESEF) é um formato eletrónico de reporte de informação financeira sobre o qual os emitentes com valores mobiliários admitidos à negociação em mercado regulamentado sujeitos ao dever de divulgação, devem preparar os seus relatórios financeiros anuais.

A Diretiva 2013/50/EU exige que as Demonstrações Financeiras anuais sejam submetidas em XHTML e marcadas em linguagem XBRL, sendo que essas devem estar em conformidade com a taxonomia IFRS. As marcações devem ser realizadas nas Demonstrações Financeiras Primárias em exercícios contabilísticos iniciados a partir de 01 de janeiro de 2021 e nas Notas explicativas a partir de 2022.
A conversão e marcação das Demonstrações Financeiras não é trivial, exigindo validações e testes automáticos, que estão fora do âmbito de sistemas de reporte de informação atuais.

A aplicação Seahorse da CoreFiling, a empresa líder em tecnologia que opera com reportes XBRL em todo o mundo, fornece uma solução adequada à marcação e conversão de reporte, mitigando o risco de compliance de forma eficiente e eficaz. A aplicação possui como sua maior valia a inteligência artificial que auxilia na identificação e marcação das Demonstrações Financeiras face à taxonomia existente.

A BDO conta com a ferramenta aplicacional SeaHorse, com vista a apoiar os seus clientes nos processamentos dos reportes anuais exigidos pela CMVM, prestando deste modo um serviço seguro e de excelência.

Mais informações:
Serviços BDO - Reportes ESEF


Detalhe de software:
Brochura SeaHorse - ESEF Reporting