Ana Luísa Aires
O XBRL (eXtensible Business Reporting Language) é uma linguagem informática de padrão internacional aberto, utilizada para relatórios de negócios em formato digital. Essa tecnologia tem sido utilizada pelos reguladores para possibilitar a validação e comparação dos reportes realizados.
A BDO desenvolveu uma parceria com a Corefiling, empresa criadora da linguagem XBRL, para disponibilizar para aos nossos clientes uma ferramenta aplicacional que permite de forma segura e rápida a conversão e validação de reportes a serem realizados para as entidades reguladoras.
Neste âmbito apoiamos os nossos clientes em:
- Reportes Financeiros e Prudenciais (COREP/FINREP, IMOREP, IRRBB e SOLVÊNCIA II)
- Reportes ESEF
REPORTES FINANCEIROS E PRUDÊNCIAIS
Os requisitos relativos aos reportes de informação de natureza prudencial e financeira COREP/FINREP, IMOREP, IRRBB e SOLVÊNCIA II exigem que as instituições supervisionadas pelo Banco de Portugal e pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, conforme aplicável, submetam as suas declarações no formato XBRL.
A conversão de grandes quantidades de dados relacionados com capital, índice de exposição e risco para o formato XBRL não é trivial, exigindo validações e testes automáticos, que estão fora do âmbito de sistemas de reporte de informação atuais.
Muitas instituições abrangidas não têm implementadas soluções seguras e testadas, embora os requisitos sejam exigíveis desde o início de 2014.
A aplicação Seahorse da CoreFiling, a empresa líder em tecnologia que já opera com a maioria dos registos XBRL em todo o mundo, fornece uma solução imediata, barata e isenta de risco para o problema de compliance.
A BDO conta com a ferramenta aplicacional SeaHorse, com vista a apoiar os seus clientes nos processamentos dos reportes mensais, trimestrais e anuais exigidos pelo Banco de Portugal e pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, prestando deste modo um serviço seguro e de excelência.